Check-up dermatológico


O Check-up dermatológico é nosso assunto de hoje. Todo mundo conhece o check-up cardiológico, o check-up de outras especialidades. Você já fez o seu?

O que é o check-up dermatológico?  

O check-up dermatológico consiste na avaliação de toda a pele, para ver manchas, sinais, lesões da pele do corpo, das mucosas, dos cabelos e das unhas.

Ele previne o aparecimento de micoses, de manchas que podem evoluir para um câncer de pele. As manchas podem evoluir para feridas. Então é de extrema importância o check-up dermatológico anual a partir dos 25 anos de idade. Isso é preconizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Pessoas que têm antecedentes familiares e pessoais de câncer de pele devem fazer o seu check-up a cada seis meses. Para quem tem história de câncer de pele tipo melanoma, é mandatório.

Como é feito?

O dermatologista analisa a pele do corpo todo com o auxílio de uma lupa de luz polarizada. Ele analisa cada sinalzinho do corpo, tanto da parte da pele, das mucosas e dos cabelos para ver se as lesões são de natureza benigna, pré-maligna ou maligna.

Se necessário, nesse mesmo exame também é feita uma análise microscópica, com microscópio manual. Ele é acoplado na pele, possibilitando a visualização de cada pinta do corpo, que pode ser visualizada também no monitor.

Na verdade é um sistema que consegue comparar as imagens e, assim, podemos fazer um estudo comparativo de uma pinta que a pessoas apresentou há 3 anos com a atualidade, ela volta ao consultório e a gente consegue saber se a pinta mudou ou não. Inclusive a gente pode mapear essa pinta para ver suas estruturas bem de perto.

Então isso é extremamente importante, por exemplo, para identificar sinais precoces de um melanoma, já que o microscópio nos permite uma visualização de detalhes que não são possíveis de serem vistos a olho nu.

Com o check-up dermatológico e a avaliação do software podemos ter uma noção mais exata da pinta em termos de superfície, circunferência, diâmetro, irregularidades, assimetrias e um score, uma nota que indica se essa pinta é mais para um componente benigno ou um componente maligno.

Nós recomendamos essa avaliação dermatológica, feita por um médico dermatologista experiente, uma vez por ano para todos os indivíduos e a cada 6 meses para quem tem predisposição ao câncer de pele, familiar ou pessoal, e principalmente o melanoma.

No próximo post o assunto será o câncer de pele. Não perca!

Quando o assunto é câncer de pele, o diagnóstico precoce é a nossa maior ferramenta e o check-up dermatológico é nossa aliado para melhorar e prevenir essas lesões.

Blog

câncercâncer de pelecarcinomacheck-up dermatológicodermatodermatologistadermatoscópiomachasmanchas escurasmelanomamicroscópiopintasskinlaser

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *