Em primeiro lugar , Xantelasma são os acúmulos de gordura que aparecem nas regiões palpebrais. Assim como seu surgimento pode estar relacionado com alterações dos lipídeos sanguíneos. Ou ser apenas decorrente de alterações locais do metabolismo das gorduras.

Manifestações clínicas do xantelasma

As lesões do xantelasma aparecem nas regiões palpebrais. Todavia principalmente nas superiores. Além disso  em geral, de forma simétrica, como se percebe na foto abaixo. As lesões são planas. Formando placas pouco elevadas. Contudo sua  coloração tende a ser amarelada ou acastanhada. Seus  limites bem definidos e tem consistência mais endurecida que a pele ao redor.

Posteriormente  começam como um pequeno ponto e vão crescendo gradativamente ao longo de meses até formar as placas características da doença. Contudo não causam qualquer sintoma local e o incômodo é apenas estético.

Tratamento

O tratamento do xantelasma visa a destruição ou retirada cirúrgica das lesões. Portanto pode ser feito através da aplicação de substâncias cáusticas para a cauterização químicaeletrocoagulação, laser ou retirada cirúrgica com fechamento por sutura (pontos). Porém a escolha do tipo de tratamento vai depender da extensão das lesões e de cada caso, devendo ser indicada pela dermatologista.

Exames para avaliação dos lipídeos sanguíneos devem ser solicitados em pacientes com xantelasma e, caso se apresentem em níveis elevados, medidas para a sua redução devem ser iniciadas.

 

Quer entender mais sobre xantelasma? Quais são os tratamentos disponíveis para você? Entre em contato com a equipe de profissionais Skinlaser, ficaremos felizes em proporcionar o melhor  para você!

Fonte: site dermatologia.net

ATENÇÃO

  • Os textos e fotos contidos neste site têm caráter meramente informativo e não substituem de modo algum uma consulta médica.
  • Os resultados podem variar de acordo com a resposta individual.
  • As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais. As informações contidas neste site não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais.