A telangiectasia, também conhecida como aranhas vasculares, são pequenos ”vasinhos” capilares vermelhos ou roxos. Eles surgem na superfície da pele. Além disso os vasos do rosto e pernas são muito finos e ramificados. Contudo sendo mais evidentes nas pessoas de pele clara.
Assim então, a maioria dos casos de vasos do rosto e pernas , não apresenta riscos à saúde. No entanto, o aparecimento dos vasos pode ajudar no diagnóstico de doenças, como no caso das varizes e da rosácea. Algumas situações podem estar associadas a síndromes, mas são raros. Em caso de dúvida, o ideal é consultar um dermatologista.
Entenda como é realizado o tratamento
O tratamento pode ser realizado com procedimentos clínicos, como a escleroterapia. Todavia nessa técnica, uma substância específica é injetada na região e ocorre a secagem de vasos. Assim então, geralmente, é escolhido para tratar as lesões da perna. Além disso, pode-se optar por eletrocirurgia. Lasers vasculares ou luz intensa pulsada.
Exemplos de como se prevenir:
– Evite fumar;
– Use filtro solar regularmente;
– Evite ficar muito tempo na mesma posição;
– Procure caminhar durante o dia.
Vasos do rosto:
Neste caso dependendo do calibre dos vasos, podem ser tratados através da aplicação de luz intensa pulsada ou do laser Nd- YAG 1064nm.
Vasos das pernas:
Posteriormente é possível a associação de escleroterapia e aplicação de laser ND-Yag 1064nm. Sempre é indicada a avaliação prévia com o médico cirurgião vascular, que irá verificar a presença de comprometimento de vasos profundos das pernas.
Veja Também:
ATENÇÃO
- Os textos e fotos contidos neste site têm caráter meramente informativo e não substituem de modo algum uma consulta médica.
- Os resultados podem variar de acordo com a resposta individual.
- As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais. As informações contidas neste site não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais.