Um médico só para cuidar dos cabelos? Saiba mais sobre a TRICOLOGIA

A espécie humana valoriza muito a estética. Contudo  não dá para falar de cuidados estéticos sem falar de cuidados com o cabelo, certo?  No entanto, apesar de não ser necessariamente um atributo importante para a nossa sobrevivência. O valor dos cabelos para o ser humano é indiscutível, principalmente para a manutenção da estética, saúde e qualidade de vida. Servindo para sinalizar aspectos sociais, culturais, religiosos, profissionais e até políticos.  Portanto os cabelos tem um campo especial da ciência para garantir seu desenvolvimento saudável: a TRICOLOGIA.

Vindo da união do grego thricos (“trico” significa cabelo ou pelo); com “logia” que, por sua vez, significa “estudo ou campo de conhecimento”. Temos na tricologia a ciência voltada ao estudo dos fios de cabelo, dos pelos e do couro cabeludo. Assim como mais importante do que saber o que é tricologia, é saber que se trata de uma especialidade MÉDICA. Todavia que está  inserida entre os temas abordados pela DERMATOLOGIA. Além de que sua prática requer treinamento e muito conhecimento, pois é determinante para uma série de questões de saúde.

Quem devo procurar: um TRICOLOGISTA ou um CABELEIREIRO?

Apesar da grande diferença entre os profissionais que cuidam dos nossos cabelos. Não é nada estranho se perguntar quem é a pessoa mais indicada para cuidar de alguma situação em que você se encontre que envolva os seus cabelos. Afinal, tricologia e terapia capilar são termos que andam sempre muito juntos. Bem como a dermatologia e tratamentos estéticos. Na verdade, nenhum dos profissionais substitui o outro: o segredo é unir forças!

Agende uma Consulta

Mesmo com as discussões sobre um curso de tricologia que profissionais da área estética possam fazer. Ainda há uma linha clara que divide a atuação do cabeleireiro e a do tricologista. Em termos simples, o tricologista vai cuidar para que a saúde dos seus cabelos e couro cabeludo esteja em ordem. Fazendo, assim, com que os tratamentos estéticos realizados pelo cabeleireiro tenham mais eficácia e você possa desfrutar de um visual deslumbrante sem descuidar da saúde.

Tricologia: os cabelos dizem mais sobre você do que parece!

Quem nunca passou por uma fase em que parece que os cabelos estão indomáveis? As queixas são as mais diversas. Como fios quebradiços. Queda acentuada. Desidratação, aparência opaca e sem vida. Dificuldade no crescimento… são muitos os problemas possíveis. Cabeleireiros famosos. Cremes milagrosos. Tutoriais de internet e até simpatias são consultadas para melhorar o visual e a autoestima através da recuperação capilar. Talvez seus cabelos estejam tentando dizer mais e quem vai entender os sinais é a tricologia.

Um exemplo de sinal que os cabelos nos dão é a queda. Apesar de preocupar só pela questão estética, a queda de cabelo deve ser vista como uma manifestação inicial de doenças que podem se agravar e até se tornarem letais! Sífilis, Anemia, alterações na Tireóide, lúpus eritematoso sistêmico… todas essas doenças podem causar queda de cabelo e só um médico dermatologista pode identificar da melhor maneira a real causa dos problemas capilares que estão te incomodando.

A calvície é o vilão dos homens – e das mulheres também!

É um fato: a imensa maioria das pessoas que procuram o médico especializado em tricologia quer se queixar da queda de cabelos. Afinal, a calvície é um mal que atinge em torno de 40% dos homens e 15% das mulheres no mundo todo. O ponto chave para um diagnóstico assertivo e, principalmente, um tratamento eficaz, é justamente a identificação precoce do problema que está causando a calvície – seja ele genético ou ocasionado por fatores externos, nutricionais, etc.

No consultório, através da história contada pelo paciente e o exame clínico realizado durante a consulta, é que o profissional tricologista poderá entender o problema e ajudar. É provável que sejam necessários exames complementares, que são tão comuns quanto os outros tantos exames que fazemos quando estamos nos cuidando com outros especialistas médicos, como o cardiologista, por exemplo.

Contudo, a tricologia não se resume somente ao tratamento das doenças que acometem os fios do cabelo. Problemas – como a dermatite seborreica (popularmente conhecida como “caspa”), a psoríase, as infecções por fungos (micoses) e os parasitas – que atingem o couro cabeludo também recebem a atenção destes profissionais. Eles também podem ajudar nos casos de perda de cabelo após quimioterapia, danos causados por procedimentos estéticos químicos e físicos, entre outras.

Veja Também:

queda de cabelo feminino

 

Agende uma Consulta

Para saber qual o melhor tratamento para sua pele é necessário agendar uma consulta com seu dermatologista

ATENÇÃO

  • Os textos e fotos contidos neste site têm caráter meramente informativo e não substituem de modo algum uma consulta médica.
  • Os resultados podem variar de acordo com a resposta individual.
  • As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais. As informações contidas neste site não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais.