Terapia fotodinâmica para tratamento do câncer de pele.

É uma opção menos agressiva ao tratamento para o câncer de pele. Esta terapia está ocupando um espaço cada vez mais ativo na dermatologia. Isso porque, hoje, além do tratamento de vários tipos de tumores da pele, onde ela já era utilizada, a terapia fotodinâmica ampliou sua área de atuação para o controle de várias outras doenças de pele e também no rejuvenescimento.

A terapia fotodinâmica se refere ao uso terapêutico de reações fotoquímicas.

Envolve o uso de uma droga fotosensibilizante – Ácido Amino Levulínico (ALA) – solução tópica a 20%. O ALA ao se impregnar no tecido capta a irradiação de uma luz concentrada e direcionada para a área a ser tratada, que vai provocar a destruição do tecido desta área. É feita aplicação de luz azul, laser ou Luz Intensa Pulsada e há consequente produção de oxigênio que provoca a destruição do tecido.

É feita a aplicação do ALA pelo menos 2 horas antes da aplicação da luz ou do laser.

Sendo assim, ocorre vermelhidão na área, com posterior formação de crostas, que irão se desprender no período de 3 a 4 dias, junto com uma descamação importante da pele. Além disso, cada sessão deve ser feita com intervalo de 1 mês ou mais.

Tratamento de Terapia Fotodinâmica

Ceratoses Actínicas, Acne Vulgar Moderada a Severa e Resurfacing (Rejuvenescimento)

Ceratose Actínica: são lesões consideradas pré-malignas, isto é, predispõem o aparecimento do câncer cutâneo.

Acne: devido a sua atuação nas glândulas sebáceas e na bactéria responsável pela inflamação, esta terapia consegue diminuir em 60 % a acne inflamatória, num período de 1 mês, após 2 a 4 sessões semanais, sem utilização de nenhum medicamento convencional para o controle desta doença e sem efeitos colaterais.

Veja Também:

diferença entre acne e rosácea

ATENÇÃO

  • Os textos e fotos contidos neste site têm caráter meramente informativo. Não substituem de modo algum uma consulta médica.
  • Os resultados podem variar de acordo com a resposta individual.
  • As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais. Além disso, as informações contidas neste site não podem ser usadas legalmente contra terceiros. Ou seja, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais.