SAIBA COMO CUIDAR DA PELE OLEOSA


Quem tem a pele oleosa sabe como é incômodo o aspecto seboso e excessivamente brilhante, característicos desse tipo de pele. Muitas pessoas pensam que cuidar da pele é uma tarefa complexa e que demanda muito tempo, tornando-se difícil de conciliar com a rotina agitada.

Mas, calma! Neste ARTIGO vamos mostrar alguns cuidados diários que levam apenas alguns minutos e podem melhorar muito a aparência da sua pele, confira:

O que é uma pele oleosa?

Primeiro, é importante entender o que caracteriza a pele oleosa!

Também conhecida como pele seborreica, a pele oleosa tem um aspecto mais brilhante, principalmente na zona T, devido à produção de sebo maior do que o normal pelas glândulas sebáceas. Esse tipo de pele pode facilitar o surgimento de acnes, cravos e espinhas, além de ser comum a dilatação dos poros.

O que pode causar a oleosidade?

Diversos fatores podem dar origem à oleosidade na pele, dentre eles estão:

  • Alimentos com alto índice glicêmico, pois o excesso de carboidratos e açúcar estimula a produção das glândulas sebáceas;
  • Alguns medicamentos como antidepressivos e anti-inflamatórios;
  • Cosméticos muito oleosos;
  • Herança genética;
  • Variações de temperatura;
  • Suplementos com anabolizantes;
  • Situações estressantes, pois aumentam o hormônio cortisol.

Cuidados com a pele oleosa

É preciso cuidar da pele diariamente para conseguir controlar a produção de sebo, deixando a pele mais hidratada e com uma melhor textura. Para o Skincare de quem tem a pele oleosa, são indispensáveis três etapas:

Limpeza do rosto

O primeiro passo do Skincare é a limpeza. Comumente, as pessoas com pele oleosa acreditem que lavar o rosto várias diversas vezes por dia ajuda a reduzir a oleosidade. Porém, na verdade, pode ocorrer o efeito contrário! Lavar excessivamente o rosto pode desencadear o chamado “efeito rebote”, que ocorre quando o organismo produz ainda mais sebo cutâneo para suprir o que foi removido na lavagem.

O indicado é lavar o rosto no máximo três vezes ao dia para remover as impurezas com que nos deparamos diariamente e optar pela água morna ou gelada.

Hidratação

A pele oleosa precisa sim ser hidratada! A hidratação está entre as etapas mais importantes para manter a pele saudável, pois permite a renovação das células e o controle da oleosidade e ressecamento.

É importante optar por hidratantes com texturas leves e não gordurosos, ou seja, que não contribuam para a produção de sebo.

Fotoproteção

Ao contrário do que muitos pensam, protetor solar não é necessário somente em dias de sol. Todos os dias somos expostos à radiação ultravioleta (UV), que pode trazer inúmeras consequências para a saúde da pele. Por isso, o protetor solar é sempre importante!

O protetor solar correto ajuda no controle da oleosidade e disfarça a dilatação dos poros, além de alguns possuírem pigmentação, promovendo um aspecto mais uniformizado do tom da pele.

Lembre-se!

É importante usar os produtos adequados para o seu tipo de pele para que consiga obter um bom resultado! Produtos inadequados podem, além de não surtir efeito, piorar a oleosidade da pele.

Procure um dermatologista para saber qual o melhor produto para você!

Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *