O que é?

Você sabe qual é o tratamento Mancha vinho do porto? O que é esse problema?

A mancha em vinho do Porto é uma malformação vascular presente ao nascimento e que não apresenta tendência à involução. Freqüentemente unilateral e segmentar, em geral respeita a linha média. Aumenta proporcionalmente ao crescimento da criança, pode estar presente em qualquer área do corpo, sendo a face e a região cervical os locais mais comuns. Além disso, as lesões podem ser róseas na infância, mas tendem a se tornar vinhosas com a idade. De início são totalmente maculares, mas, com a idade, sobretudo após a quarta década, podem apresentar superfície irregular, espessada e nodular.

Importante!

Em poucas crianças a lesão pode tornar-se mais clara com a idade, mas a regressão total é excepcional. Por isso, a causa é desconhecida, e especula-se a existência de fragilidade na parede dos capilares e déficit do número de nervos perivasculares levando a uma deficiência na neuromodulação do fluxo vascular no local da lesão.

Tratamento Mancha vinho do porto

O tratamento com uso de laser pode melhorar o quadro. Mas, o número de sessões depende da extensão, da idade, do tipo de pele do paciente, dentre outros fatores. É necessária uma consulta com dermatologista para que seja melhor definido o tratamento e discutidos os possíveis resultados.

Fonte: An. Bras. Dermatol.vol.79 no.1Rio de Janeiro.Jan./Feb.2004

 

Veja Também:

-melasma

Agende uma Consulta

ATENÇÃO

  • Os textos e fotos contidos neste site têm caráter meramente informativo e não substituem de modo algum uma consulta médica.
  • Os resultados podem variar de acordo com a resposta individual.
  • As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais. Além disso, as informações contidas neste site não podem ser usadas legalmente contra terceiros, ou seja, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais.