As estrias são alterações dermatológicas comuns na pele de ambos os sexos. Contudo estas lesões passam por vários estágios. Porém, no entanto, na fase aguda inicial ela é chamada de estria rubra por ser avermelhada ou violácea. Assim como nessa fase pode  estar elevada e ocorrer irritação local. Posteriormente no estágio final crônico a estria torna-se branca, atrofiada e deprimida. Então é chamada de estria alba.

Acima de tudo elas costumam surgir na puberdade. Durante a gestação. Na obesidade. Durante doenças hormonais e no ganho súbito de massa muscular e distensão de tecidos. Além de surgir também em pacientes que colocam implantes de silicone nos seios também podem desenvolver estrias de distensão.

Tratamento para estrias

As estrias rubras são estrias iniciais, ainda com processo inflamatório, assim são indicados tratamentos que interrompam o processo inflamatório, associados ao remodelamento do tecido elástico da estria.

Tratamentos com tecnologias que suprimam a parte vascular como a luz intensa pulsada ou pulsed dye laser, associados à melhora da textura da pele com peelings químicos ou laser fracionado ablativo (CO2, erbium), microdermoabrasão e ainda remodelamento não ablativo com lasers ou radiofrequência. Devemos ressaltar que o tratamento exige múltiplas sessões para melhores resultados. Ainda, quanto mais precoce o tratamento for iniciado, maiores são as chances de melhora, porém a resposta é sempre individual e variável.

As estrias albas não contêm processo inflamatório, apresentando tecido cicatricial. Assim, o remodelamento leva mais tempo.

Nas estrias albas largas pode ser realizada subcisão como um primeiro tratamento. Nas estrias finas e nas largas estão indicados laser fracionado ablativo em múltiplas sessões, peelings químicos, microdermoabrasão.  No caso das estrias albas também são necessárias múltiplas sessões de tratamento e a melhora obtida também é individual e variável.

ATENÇÃO

  • Os textos e fotos contidos neste site têm caráter meramente informativo e não substituem de modo algum uma consulta médica.
  • Os resultados podem variar de acordo com a resposta individual.
  • As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais. As informações contidas neste site não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais.