Cuidados com a pele no inverno

cuidados com a pele

Friozinho chegando e a pele sempre fica um pouco mais seca e sensível, desde lábios ressacados e craquelados até rachaduras na pele. Então, quais os cuidados que você deve ter durante o inverno, quando a temperatura e a umidade diminuem, para manter sua pele hidratada? Fique com a gente e se ligue nestas dicas!

  1. Hidrate sua pele, hidrate sua pele e hidrate sua pele

Sim, repetimos várias vezes essa frase pois é essencial que você use e abuse de hidratantes corporais e faciais no inverno.  Uma dica de ouro é passar hidratante logo após sair do banho e até fazer isso dentro do box, e usar aquele vapor para ajudar na penetração do creme na sua pele.

Igualmente importante é não cair no erro muito comum de diminuir a ingestão de água no inverno. Isso jamais deve acontecer, pois beber cerca de 2 litros de água por dia é necessário também no inverno, para conservar a hidratação da pele e de todo o seu organismo. Caso não tenha vontade de ingerir tanta água no inverno, faça chás com suas frutas preferidas e tome-o gelado ou quente.

  • Evite banhos muito quentes

Os banhos quentes retiram a camada de gordura natural da pele, que pode ser considerada uma proteção. Para evitar isso, tente tomar banhos com a temperatura mais amena, mesmo no inverno. A temperatura ideal para limpar impurezas da nossa pele e não prejudicar essa camada de gordura é de 44 graus, aquela água quente mas sem estar fervendo ou dando a sensação de que a mesma está “desconfortavelmente quente”. Mas atenção que os chuveiros podem chegar até 60 graus, que é uma temperatura considera bastante alta e que resseca muito a pele.

  • Alimentação rica em vitamina C

O inverno é marcado por dias mais nublados e frios que facilitam as pessoas a contraírem gripes e resfriados. Por isso, é importante redobrar a atenção para ingerirmos mais alimentos ricos em vitamina C, que evitam gripes e deixam sua imunidade mais alta. Então anote aí: tangerina, abacaxi, acerola, melão, limão, kiwi, laranja, goiaba e maracujá são frutas que possuem vitamina C e podem ser ingeridas como sobremesa ou em vitaminas e sucos. Além disso, também tenha uma dieta rica em vegetais de cor verde escura, como brócolis, espinafre, couve, agrião e couve-flor. Estes vegetais são ricos em vitamina C e ácido fólico, que fortalecem o sistema imunológico.

  • Procedimentos estéticos

Sabe aquele tratamento estético que você sempre quer fazer mas sua esteticista fala que é melhor não ficar exposta ao sol após o procedimento? Durante o inverno é hora de investir em peelings e tratamentos a laser – até mesmo a depilação a laser. Aqui vale procurar uma clínica de estética para ver quais os procedimentos mais adequados para seu objetivo e tipo de pele.

  • Protetor solar DIARIAMENTE

Muita gente acha que só se usa protetor solar no inverno, mas não é porque o dia está “sem sol” que você deve parar de usar protetor! O inverno é uma estação em que o sol e os raios ultravioletas estão presentes – mesmo em dia nublados – e é importante ressaltar que até as luzes de dentro do escritório ou na sua casa podem manchar a pele do rosto. Por isso, é imprescindível usar protetor solar todos os dias quando a temperatura diminui, e sempre aplicar o creme na face, mãos, colo e braços, que são as partes mais expostas do nosso corpo. A reaplicação aqui também é necessária, já que a poluição e luz artificial tendem a reduzir o tempo de ação dos protetores.

  • Cuidado especial aos lábios

Os lábios possuem uma pele mais fina e delicada e, por isso, merecem atenção redobrada no inverno.  É precisa hidratar os lábios e, muito importante, não ficar puxando as peles que podem estar ressacadas e nem ficar molhando muito os lábios, dado que a saliva contribui para o ressecamento da pele. O ideal é usar um hidratante labial que contenha filtro solar e até usar pomadas que são utilizadas para assaduras de bebê (que possuem vitamina B5), que podem ser aplicadas normalmente nos lábios antes de dormir para garantir uma hidratação mais intensa da área.

Pronto…agora você não tem mais desculpas para ficar com a pele rachada ou seca no inverno! Com essas dicas, você vai estar com a pele macia e brilhando mesmo quando a temperatura cair e irá garantir uma aparência mais saudável.

Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *