Como está a sua pele para enfrentar as altas temperaturas ocasionadas pelo verão?


O verão é a estação que mais combina com atividades ao ar livre, seja aproveitar a praia, piscina, clubes, praticar esportes ou passear. Porém, devido as altas temperaturas dessa época do ano e por ficarmos mais propensos à exposição solar, é fundamental que se tenha alguns cuidados com a pele, evitando que surjam problemas, como queimadura solar e ressecamento, e também prevenindo doenças mais graves, como é o caso do câncer de pele.

Abaixo, nós vamos te contar melhor quais são os cuidados essenciais com a sua pele no verão, inclusive como a alimentação pode influenciar na hidratação da pele. Também vamos te apresentar outras recomendações simples para que você consiga aproveitar uma das melhores época do ano sem que a sua pele sofra danos! Continue a leitura e acompanhe as nossas dicas!

Cuidados gerais com a pele

            No verão, estação mais quente do ano, alguns cuidados gerais com a pele podem ser tomados para que ela fique saudável e não perca a hidratação e o brilho. Entre esses cuidados se destacam:

– Não tomar banhos muitos quentes ou demorados, já que podem deixar a pele queimada pelo sol mais fragilizada, ressecada e sensível. O que acontece é que a gordura superficial da pele é retirada e, com isso, a proteção da pele diminui. Dê preferência a água morna ou fria;

– Usar sempre um óleo ou hidratante após o banho.

– Evitar usar buchas, pois como a pele já está mais fragilizada, ela pode acabar retirando a proteção natural da pele e deixando-a ressecada e irritada;

– Usar sabonetes que sejam específicos para o seu tipo de pele. Uma boa dica são os sabonetes que contam com pH ajustado entre 5,5 e 7, que são os ideais para manter a pele hidratada, além de provocarem menos irritações.

Como as altas temperaturas afetam sua pele

            As altas temperaturas fazem com que a pele fique mais oleosa e que transpire mais, né? Embora muita gente acredite que isso pode ajudar na hidratação da pele, a realidade é outra, pois tais fatores causam o ressecamento da pele e a perda do brilho. Além disso, a exposição solar também faz com que a pele perca água, o que só aumenta a tendência dela ficar mais ressecada e também a possibilidade de envelhecimento precoce e câncer de pele.

Cuidados com o sol são fundamentais

            Os raios UVA e UVB penetram de forma profunda na pele e, devido ao efeito cumulativo, podem ocasionar manchas, rugas, queimaduras, sardas e até mesmo câncer de pele. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados ao tomar sol, como:

– Evitar exposição excessiva ao sol e entre 10h e 16h, horários em que o sol está mais intenso e pode causar danos na pele;

– Lembrar de cobrir áreas expostas com roupas que contenham proteção UV. Essas roupas são confortáveis, práticas e protegem a pele contra cerca de 95% dos raios ultravioletas;

– Usar óculos escuros e chapéus de abas largas, que ajudam a proteger o rosto e o corpo dos raios solares. Em relação aos óculos, é importante que as lentes sejam escuras e contem com proteção solar UV400, que ajuda a preservar a saúde dos olhos;

– Ficar embaixo de guarda-sóis, que são ótimas barreiras físicas contra o sol;

– Escolher um protetor solar com mínimo FPS 30 e que seja de qualidade garantida, que deve oferecer boa absorção aos raios UVA e UVB e também ter certa resistência à água.

É importante dizer, entretanto, que com os cuidados necessários é possível sim investir em um bronzeado saudável e que tomar sol de maneira consciente ajuda a obter vitamina D, tão essencial para o fortalecimento dos nossos ossos

Como proteger sua pele para enfrentar altas temperaturas

            É possível proteger a pele das altas temperaturas através de uma rotina simples de cuidados diários. Em primeiro lugar, a limpeza da pele é realmente importante e ela deve ser lavada 2x ao dia com sabonete específico para o seu tipo de pele. Além disso, usar um hidratante com vitaminas e também específico para o seu tipo de pele, já que as oleosas e mistas pedem um hidratante oil free, enquanto para as naturalmente mais secas, o indicado é um hidratante mais potente. Uma ótima opção são os hidratantes que contêm vitamina E e ureia em suas fórmulas.

O protetor solar completa os cuidados básicos com a pele para mantê-la saudável durante as altas temperaturas e em qualquer estação do ano. Ele precisa ter fator mínimo 30, deve ser aplicado todos os dias 30 minutos antes da exposição direta ao solar e precisa ser reaplicado a cada duas horas, depois de contato com a água ou transpiração intensa. O protetor solar é item obrigatório para uma pele saudável e não deve ser esquecido de maneira alguma.

Cuidados com a alimentação

            A pele é o maior órgão do corpo, sabia? Além dos cuidados que já citamos anteriormente, a alimentação também pode ajudar diretamente a pele a se manter mais hidratada e bonita nessa época do ano. A indicação é que se prefira alimentos leves e ricos em água, como: abacaxi, acerola, sardinha, gengibre, brócolis, manga, couve, morango, cenoura, melão, abacate, aveia, entre outros. Já alimentos ultra processados, embutidos e frituras devem ser evitados.

Também é importante destacar que beber bastante água é essencial para manter a saúde em geral, pois as altas temperaturas podem levar a desidratação interna, que tem como consequências dores de cabeça e tonturas. O indicado, geralmente, é que se beba ao menos 2L de água por dia, porém, no verão, tentar aumentar essa quantidade, principalmente se você gosta de bebidas com cafeína, é uma excelente ideia a ser tomada e o seu corpo agradece. Hidratar-se de dentro para fora faz toda a diferença e vai te ajudar a garantir não só uma pele mais saudável como mais saúde em geral.

 

Um abraço,

Dra. Silvia Kaminsky

Diretora Médica da Skinlaser.

CRM – SP 68.968 / RQE 38.901

Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *