PARA CELULITE : ALIMENTOS EFICAZES

PARA CELULITE

ALIMENTOS QUE AJUDAM NO COMBATE CONTRA CELULITE

A temida celulite é um pesadelo muito comum no universo feminino. Um aspecto que todas as mulheres procuram se livrar. Há alegações de que certos alimentos podem ser úteis no combate da celulite. Será que isso é verdade?

Mas o que é a tão temida celulite?

Consiste em uma irregularidade natural da pele, causada pela maneira que a gordura   é organizada na região do tecido fibroso. As áreas do corpo em que elas mais costumam aparecer são as nádegas e partes posteriores das coxas. O aspecto é descrito como se fosse “casca de laranja”. É importante lembrar, que ela não se caracteriza como uma doença, apenas uma forma natural do organismo armazenar gordura superficial.

O que causa esse armazenamento de gordura superficial?

Alguns fatores são determinantes para tal armazenamento de gordura na região superficial da pele, podemos citar, por exemplo:

Perda da elasticidade na pele: Conforme vamos ficando mais velhos, a nossa pele perde elastina e consequentemente o aspecto liso, como a pele de um bebê. Alterações hormonais fazem esse tecido ficar mais rígido e acabar perdendo a elasticidade. Assim, aliados a presença excessiva de gordura nos tecidos, resultam no surgimento da celulite.

Efeito sanfona: Quando o indivíduo continuamente passa por alterações de peso significativas, pode estar contribuindo para o surgimento da celulite (famosos “buraquinhos“).

Fatores Genéticos: Em sua grande maioria o surgimento da celulite, ocorre por fatores genéticos, ou seja, da característica individual de cada pessoa.  Por isso, se você tem casos na família, a probabilidade de ter celulite é bem grande.

Dietas e exercícios eliminam as celulites?

Muitos acham que os furinhos são causados apenas pelo excesso de gordura. Assim, acabam fazendo dietas específicas, a fim de eliminar as temidas celulites, o que não é o certo a se fazer. Embora o emagrecimento possa trazer alguma melhoria estética, esse, por si, não é um tratamento para celulite. Primeiro, é importante analisar qual o motivo da causa.  Estima-se que cerca de 90% das mulheres vão ter celulite em algum momento da vida, incluindo as mulheres magras e jovens.

Não há um método que elimine a celulite totalmente. Mas existem várias maneiras eficazes para amenizar o aspecto da celulite na pele.

Manter uma dieta rica em vegetais, legumes e alimentos com baixo teor de gordura é essencial para o combate a celulite. Além de que uma dieta voltada para diminuição da retenção de líquidos, é outra maneira eficaz de combater os aspectos da celulite.

Evite sal e tabaco em excesso. E não se esqueça de sempre se manter hidratada.

Fazer exercícios diariamente é muito útil, pois, além de diminuir o nível de gordura no organismo, é eficaz para auxílio do bom funcionamento das funções biológicas naturais do organismo, proporcionando também tonificação dos músculos. Assim a elastina nos tecidos aumenta, resultando em uma pele mais rígida e lisinha.

 Agende uma Consulta

Alimentos podem combater a celulite?

Como já dito anteriormente, uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos são essenciais para o combate desse aspecto na pele.

Alimentos modificam os locais mais comuns de armazenamento da gordura corporal. Frutas, legumes e alimentos saudáveis são as “comidinhas” que ajudam na hidratação e revitalização da pele. Alguns nutrientes ajudam o organismo a combater os furinhos e estimular a produção de substâncias capazes de diminuir esse pesadelo.

Aqui estão alguns deles:

Aveia: A aveia é um cereal rico em silício, um nutriente capaz de reorganizar fibras de sustentação que se encontram na nossa pele, assim, consequentemente, produzindo mais colágeno.

Gorduras Insaturadas: Esse tipo de gordura traz benefícios na saúde da pele, por isso, ingerindo alimentos com quantidades grandes desse tipo de gordura, você acaba melhorando os aspectos gerais da pele. Excelentes provedores dessas gorduras são castanhas e sementes, óleos vegetais, por exemplo, canola ou azeitonas.

Ácidos Graxos Essenciais: Os ácidos graxos essenciais são alimentos que possuem um alto teor de ômega-3 e 6. Esse tipo de gordura melhora a saúde sanguínea e melhora a circulação. Alimentos com ômega-3: salmão, sardinha, nozes. Alimentos com ômega-6: óleos de açafrão e girassol.

Alimentos integrais

Os produtos integrais são fontes de ótimas vitaminas, minerais e fibras dietéticas, além de serem ricos em fibras que ajudam no funcionamento do intestino. A dieta de integrais proporciona melhora no aspecto da pele, pela grande presença de gorduras consideráveis saudáveis.

Oleaginosas: O selênio encontrado nos alimentos como castanha e amêndoas, atua como um ótimo antioxidante. Prevenindo o envelhecimento precoce das células e evitando o aparecimento das celulites.

Frutas: É importante dizer que as frutas são importantes em toda e qualquer dieta. Elas fornecem variedade de vitaminas essenciais ao corpo humano, além de terem baixo teor calórico.  Nesse contexto, podemos sugerir a ingestão de frutas como a banana e o mamão papaia, por terem grande teor de potássio.

Esse elemento é importante para que ocorra a diminuição da retenção de líquidos no organismo e para que o corpo realize o processo de liberação de tais líquidos.

Frutas vermelhas como, framboesa e morango, também são benéficas, por conterem antioxidantes. A maçã é uma fruta rica em pectina que além de ajudar no processo de limpeza e desintoxicação do corpo. Ao ser ingerida pelo organismo retarda a absorção da glicose e dificulta a absorção das gorduras.

Vegetais

Não é novidade para ninguém que esses alimentos são cheios de nutrientes e contém baixo índice de calorias, por isso são importantíssimos para que o indivíduo mantenha seu peso estável. O aspargo é um vegetal muito sugerido para o combate da celulite, por ser rico em ácido fólico. Esse ácido pode colaborar no controle de níveis de nervosismo, o que, afeta o acúmulo de gorduras no organismo.

Alimentos com vitamina C: Alimentos ricos dessa vitamina, são excelentes auxiliadores na produção de colágeno e pode ser encontrada em frutas como abacaxi, laranja e limão.

Água: A água é o elemento principal para a desintoxicação do organismo. Isso porque, as células de gordura, se instalam de forma mais fácil em tecidos desidratados. Você também pode ingerir alimentos com grande quantidade de água, por exemplo, uva, tomate, pepino e melão.

 

 

Confira Aqui!

 

 

 Agende uma Consulta

 

 

 

 

 

Blog

#tratamentodeceluliteALIMENTOSceluliteCORPOesteticaprevençao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *