7 cuidados que você deveria saber sobre a saúde da sua pele e cabelos


Muitas vezes ficamos em dúvida sobre o que é mito ou verdade em relação aos cuidados com a pele e os cabelos. São tantas informações que recebemos diariamente que se torna difícil distinguir o que devemos levar em consideração e o que são apenas boatos. Vamos listar algumas dicas essenciais e simples para você se cuidar melhor, confira:

  1. Depilação com lâmina engrossa os pelos?

Apesar de a grande maioria acreditar que sim, é um mito. Os pelos não ficam mais grossos ou mais escuros quando nos depilamos com a lâmina. O que acontece é que o bulbo do pelo (a parte mais grossa) fica evidente, pois a lâmina corta rente a nossa pele, deixando somente essa base mais grossa aparente, dando a impressão que o fio está mais grosso. Porém, a espessura dos pelos continua o mesmo.

  1. Lavar o rosto várias vezes ao dia piora a oleosidade da pele

Verdade! Quando lavamos o rosto, eliminamos a gordura que protege nossa pele como uma película e nosso corpo, em resposta, trabalha para repor a oleosidade perdida, num processo conhecido como “efeito rebote”. O ideal é lavar o rosto duas vezes por dia, dando preferência para sabonetes adequados ao seu tipo de pele.

  1. Alimentação afeta os cabelos

Uma alimentação saudável é essencial para a saúde capilar. Os cabelos são feitos de proteínas, por isso, alimentos de origem animal, como por exemplo, carnes, peixes, ovos e iogurtes, são ricos em proteína e ajudam a manter o cabelo saudável. Insira-os em sua dieta!

  1. As cutículas são uma proteção natural contra agentes inflamatórios

Nossas cutículas são barreiras de proteção natural que ajudam a evitar a presença fungos, vírus e bactérias nas unhas. Por isso, a remoção da cutícula é prejudicial e pode desencadear inflamações e micoses, por exemplo.

  1. Lavar os cabelos todos os dias causa queda capilar

Mito. É normal perdermos de 100 a 150 fios de cabelo por dia, porém durante a lavagem dos cabelos fica mais visível a queda dos fios.

  1. Hidratantes não combatem rugas de envelhecimento

Os hidratantes não combatem diretamente as rugas originadas pelo envelhecimento, ainda que deixem a pele com um aspecto mais bonito e hidratado. Desta forma, cremes com compostos anti-idade são o que realmente auxiliam contra esse processo natural de formação de rugas.

  1. Eletrodomésticos e lâmpadas podem prejudicar a pele

As luzes de eletrodomésticos e lâmpadas são prejudiciais à saúde da pele, especialmente porque facilitam a formação de manchas. Para evitar danos à pele, o mais indicado é sempre usar filtros solares, até mesmo dentro de casa e em ambientes fechados.

 

 

Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *