5 tratamentos estéticos mais indicados nas férias


A época mais quente do ano está se aproximando e, embora muita gente acredite que “tratamentos estéticos só devem ser feitos no inverno”, existe uma gama deles que podem ser realizados durante o verãos sem qualquer contra indicação. Com a vida corrida e a rotina, as férias se mostram também como uma oportunidade de ter um tempo maior para cuidar de si e, apostar em tratamentos estéticos e fazê-los com tranquilidade e sem pressa, é uma alternativa interessante de ser levada em conta.

Pensando nas férias, nos preparamos esse artigo com 5 tratamentos estéticos mais indicados para serem realizados nas férias. Confira abaixo quais são eles e aproveite as férias para tirar um tempinho para cuidar de si mesmo e do seu bem estar!

Botox

Muita gente ainda não sabe, mas o botox é o procedimento estético mais realizado no mundo inteiro. O efeito de relaxamento da musculatura proporcionado pela aplicação da toxina botulínica ameniza de forma eficiente as rugas de expressão, principalmente nas regiões da testa, ao redor dos olhos, ao redor da boca, no pescoço e entre os supercílios.

Uma das grandes vantagens do botox é que os resultados aparecem em dois ou três dias após a aplicação e tem duração de cerca de 4 a 6 meses. O procedimento é bastante indicado para ser feito durante as férias, já que em 10 minutos depois da aplicação o paciente já está pronto para voltar para casa, para a sua rotina normal e para aproveitar as férias.

Além disso, também vale dizer que o botox não apresenta restrições à exposição solar ou ao calor (sempre com a proteção necessária), sendo um dos tratamentos mais indicados a serem realizados durante as férias de verão para tratamentos das rugas indesejadas, trazendo rejuvenescimento facial e ajudando a deixar o rosto mais jovial e também com contorno mais definido.

Para se ter uma ideia melhor de um dos resultados do botox, ele consegue reverter o momento em que o canto dos lábios apresenta queda, dando a impressão de infelicidade e cansaço, bem bacana né? Já na região do pescoço, que pode denunciar a idade, o botox é capaz de amenizar as rugas e ainda oferece mais harmonia entre rosto e pescoço.

Importante destacar que não é recomendada a prática de exercícios físicos pelo período de 24h após a aplicação do botox e deve-se evitar viagens aéreas logo após a aplicação, pois a mudança de temperatura pode acabar provocando migração da toxina para outras áreas. O procedimento não é indicado para gestantes, lactantes e pessoas que tenham processo inflamatório ou infeccioso no lugar da aplicação.

Preenchimento e estimulação de colágeno

        

O preenchimento é uma técnica usada para amenizar depressões e sulcos da pele, sendo realizado por meio de injeção de um produto no local a ser tratado. Geralmente, ele é indicado para correção do sulco nasogeriano, que é conhecido popularmente como “bigode chinês”, rugas periorais, que são os famosos “códigos de barra”, olheiras, aumento do volume dos lábios, malares e têmporas,  cicatrizes de acne , lóbulos da orelha, rejuvenescimento das mãos, entre outros. O resultado do preenchimento realizado com ácido hialurônico aparece logo após a aplicação e a duração é de 6 meses até 2 anos.

Como trata-se de um procedimento pouco invasivo, é uma ótima opção a ser feita durante as férias e uma das mais procuradas, já que é uma alternativa para quem não quer passar por procedimentos mais invasivos, como as cirurgias plásticas focadas em rejuvenescimento facial. No preenchimento, não há necessidade de internação hospitalar, anestesias profundas e a recuperação acontece em cerca de 72h, sendo permitida exposição solar depois de 7 a 10 dias, sempre com os cuidados necessários.

Vale citar, ainda, uma nova categoria de preenchimento que é capaz de substituir o colágeno produzido naturalmente pelo organismo, estamos falando dos bioestimuladores de colágeno.  Nesse tipo de preenchimento, o ácido poli-L-láctico e a hidroxiapatita de cálcio são injetados na pele, estimulando a produção de colágeno, assim como promovendo a hidratação do tecido cutâneo e proporcionando volume. O resultado é uma pele com aparência jovem e radiante.

Tratamentos corporais

Além dos tratamentos faciais, também existe uma variedade de tratamentos corporais que podem ser realizados nas férias, te ajudando no bem estar e aumentando a auto estima. Veja abaixo alguns deles!

Tratamentos para celulite

A celulite pode incomodar bastante as mulheres e até mesmo fazer com que não consigam aproveitar as férias como gostariam. A boa notícia é que existe uma série de tratamentos que podem amenizar a gravidade da celulite e, muitas vezes, até mesmo eliminá-las. Tais tratamentos podem ser realizados no período das férias de verão sem qualquer restrição a exposição solar ou ao calor da estação.

O melhor tipo de tratamento para celulite para você deve ser indicado por um dermatologista, mas vale destacar que em grande parte das vezes, a combinação de tratamentos pode ser recomendada para que os resultados já possam ser vistos em um curto período. Entre os tratamentos para celulite, podemos citar procedimentos como vacuoterapia, drenagem linfática, ultrassom manthus, plataforma vibratória, entre outros. Junto com tais tratamentos, também é recomendado um programa de exercícios e reeducação alimentar.

Tratamento para flacidez

É normal que com o passar dos anos e o processo de envelhecimento, se produza menos colágeno e a pele acabe ficando mais flácida. Além disso, pessoas que emagrecem bastante também acabam ficando com flacidez corporal e que pode incomodar bastante.

Para tratar a flacidez, o tratamento de radiofrequência e o de biosestimulação são indicados. O primeiro é indolor, não impede a exposição solar, a pele nem chega a descamar, acontece o aumento da síntese de colágeno e elastina, e a redução de medidas. Já a bioestimulação é indicada principalmente para flacidez facial, pois estimula a produção de um novo colágeno de forma equilibrada e duradoura, utilizando produtos como ácido poliático e hidroxiapatita de cálcio, aplicados com agulhas ou cânulas.

Drenagem linfática

No período das férias é comum que a rotina de alimentação mude um pouco e que as pessoas relatem que se sentem mais inchadas, não é mesmo? Por isso, um dos tratamentos mais indicados para quem retém líquido é a chamada drenagem linfática.

Esse tratamento ajuda a amenizar a celulite, que acontece geralmente no bumbum, coxas e barriga, melhora a circulação sanguínea e auxilia na redução da gordura localizada. Esse tratamento estético ajuda a retirar as toxinas e linfa que podem se acumular entre as células e quando aliado a uma dieta e prática regular de atividades físicas, oferece resultados realmente satisfatórios.

Massagem modeladora

A massagem modeladora é um tratamento que pode ser feito em todas as épocas do ano, inclusive no verão em que as temperaturas são mais elevadas. Essa técnica feita de forma manual ajuda a melhorar a circulação, acelera o metabolismo, reduz a celulite e deixa os contornos corporais mais definidos.

Limpeza de pele avançada

Engana-se quem pensa que a limpeza de pele é indicada apenas para retirar os cravos. Esse tratamento funciona também como antienvelhecimento e para ajudar a retirar manchas da pele. Além disso, uma pele limpa consegue absorver melhor os produtos aplicados, como protetor solar e hidratantes, e os seus efeitos também serão potencializados. A limpeza de pele avançada pode ser realizada em diversas regiões, como face, costas, pescoço e colo, e é feita com produtos hipoalergênicos e com todos os cuidados necessários para cada tipo de pele.

Geralmente, a limpeza de pele é indicada para ser feita a cada 40 ou 90 dias, a depender do tipo de pele. Em peles mais oleosas, por exemplo, o intervalo entre um tratamento e outro deve ser menor, mas sempre com orientação do profissional.

Como em estações mais quentes acontece suor excessivo, exposição solar em excesso, contato da pele com areia, cloro e água salgada, sendo provável, devido aos agentes externos, que a pele fique mais oleosa, com acne, cravo, oleosa e até mesmo com aspecto de desidratada e com brilho desagradável, a limpeza de pele deve ser vista como uma aliada, sempre seguindo as recomendações dos profissionais e, é claro, usando protetor solar, de preferência com fórmula não oleosa.

Para potencializar o efeito da limpeza de pele, também pode se fazer o peeling químico, que ajudará a deixar a pele mais macia, suave, uniforme e iluminada e com poros menos aparentes.

Já em relação as restrições, não há qualquer uma em relação a limpeza de pele avançada, mas é sempre indicado seguir as orientações do profissional quanto a periodicidade e também não se esquecer da importância de passar o filtro solar com mínimo FPS 30 diariamente para manter a pele protegida dos raios solares.

Tratamentos capilares para queda, caspa e dermatite seborréica

         Como o cabelo fica mais exposto no verão, é indicado que sejam feitas hidratações com mais frequência, assim como se, possível, se siga um cronograma capilar, aquela rotina de cuidados com os fios que intercala três etapas diferentes: hidratação, reconstrução e nutrição.

Porém, muitas vezes, é possível que ocorram problemas no couro cabeludo que devem ser tratados somente com orientação de um dermatologista. É o caso da dermatite seborreica, doença que provoca descamação e vermelhidão em áreas como couro cabeludo, orelhas, face e cantos do nariz. Essa doença muitas vezes tem como sintoma a caspa, que se torna mais comum no verão devido ao acúmulo da produção de sebo no couro cabeludo resultante das temperaturas mais altas. Por isso, é necessário atenção e uma visita ao dermatologista para que sejam indicados os tratamentos corretos para cuidar da caspa e também se houver dermatite seborreica. Vale lembrar que não há qualquer contraindicação para que tais tratamentos sejam realizados durante as férias de verão.

Como a caspa é mais comum em estações mais quentes, lembre-se também de tomar algumas medidas importantes, como: evitar usar água muito quente para lavar o couro cabeludo, usar shampoos com ativos sebo reguladores, como a piroctona olamina e ácido salicílico, aplicar condicionador e máscara de hidratação somente no comprimento dos fios e não no couro cabeludo, evitar o uso por longos períodos de chapéus e bonés, lavar o cabelo em dias alternados e com água morna ou fria, entre outros.

Em caso de queda capilar, um tratamento excelente a ser realizado nas férias é a fototerapia, que pode ser feita no verão sem qualquer restrição ou risco relacionados aos raios UVA e UVB. A fototerapia é realizada através por meio de luz de LED, é um método indolor, não invasivo, sem efeitos colaterais e que deixa os fios mais encorpados e volumosos, além de auxiliar na recuperação da densidade capilar.

Aproveite as suas férias para se cuidar mais!

         As férias são uma ótima época para tirar um tempo para cuidar mais de si mesmo, já que com a rotina do dia a dia muitas vezes acabamos deixando esses cuidados para outra hora. Além de poder ser realizado uma série de tratamentos estéticos, que devem sempre ser acompanhados pelo uso do protetor solar e também por outras orientações de um dermatologistal, as férias também são um ótimo momento para praticar exercícios físicos ao ar livre, que são excelentes aliados dos tratamentos estéticos e do bem estar.

Uma ótima maneira de se cuidar mais e que junto com os tratamentos estéticos podem realmente trazer benefícios surpreendentes para a sua pele, bem estar e saúde é a reeducação alimentar. Procure se alimentar bem nas férias, preferindo sempre alimentos frescos, frutas, verduras, legumes, hortaliças e carnes magras, e evitando gorduras e frituras, que fazem mal para a saúde e, consequentemente, para a pele, estimulando o aparecimento de celulites, acne, cravos, flacidez, entre outros.

Para terminar, aproveite as suas férias usando filtro solar até mesmo nos dias em que o sol não aparece de forma mais forte e independente do tratamento estético que você escolheu! Além disso, lembre-se, também, de reaplicar o filtro solar com frequência, evitar exposição solar entre 10h e 16h e caprichar na hidratação, bebendo ao menos 2 litros de água todos os dias!

 

Um abraço,

Dra Silvia Kaminsky

Diretora Médica da Skinlaser.

CRM – SP 68.968 / RQE 38.901

Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *