Clínica Dermatológica SkinLaser - Responsável Técnica: Dra. Silva Kaminsky - CRM-SP 68968 / RQE 38901

Tecnologia Avançada em Dermatologia
Blogger
(11) 3155-5555

Tratamentos faciais evitam o aparecimento de olheiras

Por: Dra. Adriana Borba Guimarães (CRM-SP: 171881/RQE nº 50867
A olheira é caracterizada por áreas escuras em volta dos olhos que dão aspecto de cansaço e envelhecimento. O aparecimento é em ambos os sexos, porém é notável a maior queixa médica por parte das mulheres, particularmente morenas. Alguns fatores podem desencadear ou piorar o quadro, tais como: Rinite Alérgica, Dermatite Atópica, envelhecimento cutâneo com flacidez associado ao excesso de pele. A insônia e o cansaço persistentes também atuam nesse processo através da má circulação local, levando à mudança de cor na região.

TRATAMENTO

A maioria dos indivíduos possuem algum grau de olheira que requer um tratamento especifico para ele. O melhor profissional para definir seu tratamento é o médico dermatologista. Ele quem vai analisar o principal componente da olheira e prescrever o que for adequado. O tratamento pode variar entre: preenchimento, laser, luz intensa pulsada e até cirurgias. Muitas vezes o tratamento com cremes cosméticos e procedimentos combinados é a melhor escolha.

Uso de Cosméticos As olheiras podem ser amenizadas com uso de cremes cosméticos prescritos que reduzam tanto coloração azulada provocada pela má circulação, quanto a coloração acastanhada das olheiras provocada pela produção excessiva de melanina. Existem também ativos para descongestionar e reduzir as marcas (gingko biloba, cafeína, rutina e vitamina K1), além de outros que clareiam a região (hidroquinona, vitamina C, arbutim e mequinol).

Peelings químicos São realizados no consultório pelo dermatologista. São máscaras a base de ácidos e outras substâncias, em concentrações mais altas, que clareiam a pele de forma gradual e, muitas vezes, mais rápido do que os cremes. Assim pode-se amenizar o aspecto escuro das olheiras e melhorar as indesejáveis manchas escuras.

Preenchimento com ácido Hialurônico O preenchimento de olheiras pode ser realizado com diversos produtos. A indicação ideal para o preenchimento são àqueles pacientes com olheiras profundas e sem muita flacidez. O ácido hialurônico principal substância utilizada é um gel produzido em laboratório e utilizado para preencher áreas com deficiência de tecido no caso da olheira diminuindo o aspecto escuro e deixa uma aparência mais saudável. Lembre-se que procedimentos invasivos requer um médico especializado e devidamente capacitado para evitar complicações.

Lasers e luz intensa pulsada Há no mercado uma grande disponibilidade de tecnologias em aparelhos que podem ser utilizados na melhoria das olheiras. Destacam-se:

- Laser Nd:Yag: melhora a pigmentação escura da olheira causada pelo excesso de melanina;
- Luz intensa pulsada: trata os dois importantes componentes que causam as olheiras, excesso de melanina ou vasos na região;
- Lasers fracionados, tais como o laser CO2: promovem o rejuvenescimento da pálpebra. Assim como proporcionam melhoria da flacidez, além de clarear a região tratada;
- Ultrassom microfocado: tecnologia mais recente que promove a contração das fibras colágenas da região tratada, melhorando significativamente a flacidez local e produzindo um efeito lifting imediato.

Cirurgias Nos casos que se apresentam como bolsas de gordura excessivas embaixo dos olhos ou flacidez importante com excesso de pele e rugas finas, a cirurgia plástica é o método mais indicado para remover as olheiras. A técnica apropriada para esses casos é conhecida como blefaroplastia. O corte é externo e rente aos cílios inferiores. Embora a cirurgia da pálpebra possa corrigir determinadas condições permanentemente, há o envelhecimento natural. Ao longo da vida, é preciso que haja proteção solar adequada para ajudar a manter os resultados. Agende uma consulta com um Dermatologista especializado para uma avaliação.

Conheça a equipe médica SkinLaser

Saiba mais sobre Olheiras