Clínica Dermatológica SkinLaser - Responsável Técnica: Dra. Silva Kaminsky - CRM-SP 68968 / RQE 38901

Tecnologia Avançada em Dermatologia
Blogger
(11) 3155-5555

Dermatologia Infantil

Embora a pele dos pequenos seja, em sua maioria, bonita e macia, ela também exige atenção por parte dos pais. A pele da criança é mais fina do que a do adulto e, portanto, precisa de cuidados especiais.

A pele da criança é mais fina que do adulto, precisando então de uma atenção mais especial.

O uso de fotoprotetores são recomendados a partir de 6 meses , e devem ser de preferência protetores físicos, formulados para pele infantil.

A pele infantil saudável exige poucos cuidados, mas é indicado que em períodos de frio, onde há maior ressecamento, o uso de loções hidratantes infantis suaves seja levado em consideração pelos pais. Isso é necessário pois a pele estará mais seca e pode causar descasamento de joelhos, cotovelos, entre outras partes do corpo.

No verão, com a pele mais descoberta, o uso de roupas que não sejam de algodão, a água muito quente e o excesso de sabonete podem irritar a pele da criança. Perfumes e produtos de higiene também devem ser evitados. Para os pequenos que ainda utilizam fraldas, no calor é importante que as mães observem o aparecimento de manchas avermelhadas, pois podem indicar intolerância a alguns componentes das fraldas descartáveis, as de algodão continuam mais adaptáveis a pele infantil.

Durante as férias, a ida à praia pode deixar a pele mais suscetível a infecções como as micoses, e existe a possibilidade de queimaduras solares. Diante disso, o importante é que, após a saída do mar, a criança seja banhada com água doce, secada cuidadosamente e o protetor solar (mínimo fator 30) seja reaplicado para diminuir a possibilidade de danos causados pelo sol.

Entre os problemas de pele mais comuns estão: as infecções como os impetigos bacterianos, as doenças virais, como as verrugas e por fungos, como as micoses. E podem aparecer durante todas as estações do ano.

“Não há problemas específicos que requerem tratamentos prévios na infância, somente os cuidados de proteção solar adequados, a escolha da roupa para cada estação do ano e produtos que não tenham perfume. Isto possibilita que a criança cresça com uma pele saudável, sem maiores problemas” diz a Dra Silvia Kaminsky, diretora  técnica e dermatologista da SkinLaser.

Veja mais: