Clínica Dermatológica SkinLaser - Responsável Técnica: Dra. Silva Kaminsky - CRM-SP 68968 / RQE 38901

Tecnologia Avançada em Dermatologia
Blogger
(11) 3155-5555

Diagnósticos e Prevenção

O número de casos de câncer de pele aumenta consideravelmente a cada ano, uma vez que os raios solares estão cada vez mais agressivos.

Controle e acompanhe suas pintas e manchas de pele regularmente.

Examine suas pintas com regularidade, pois qualquer alteração pode ser um sinal de risco.

Aparelhagem de alta tecnologia auxilia neste acompanhamento:

Fotodermatoscopia Digital, aparelho de luz polarizada Syrus.

Como é realizado o exame de Dermatoscopia Digital?

Este exame é preventivo do câncer de pele e a precisão do diagnóstico (97% de acerto) preserva o paciente de remoções desnecessárias. O aparelho de dermatoscopia é uma câmera digital, acoplada a um computador, que amplia a imagem de 10 até 70 vezes. A câmera possui um programa que ajuda na
organização e na análise das imagens.
O método é simples, realizado no próprio consultório com hora marcada. O tempo para realização do exame completo é entre 20 a 30 minutos.

Nesse tipo de aparelho a dimensão e o diâmetro das pintas é melhor avaliado, porque os recursos do computador aumentam os detalhes do campo analisado. Ele também permite que o médico acompanhe, ano a ano, a evolução da pinta. Se ela cresceu, mudou de forma ou de cor.

Manchas e pintas todos nós temos, em maior ou menor escala, espalhadas pelo nosso corpo. O problema é que, às vezes, elas podem se transformar em câncer de pele. Se os pacientes realizarem a dermatoscopia, o dermatologista da SkinLaser pode diagnosticar precocemente um melanoma (câncer) na pele. O diagnóstico na fase inicial ajuda, inclusive, na cura, antes que a doença se espalhe.

O melanoma é um câncer de pele cuja principal característica é uma mancha escura e irregular. Ocorre que num determinado momento fica difícil distinguir o melanoma ou mesmo outros tipos de lesões que também podem ser escuros e irregulares sem a ajuda de um aparelho. O médico após o exame com o dermatoscópio pode orientar tirar uma pinta com tendências a malignização.É por causa disso que o exame da Dermatoscopia é importante: ele reconhece o inicio da transformação maligna.

Situações de risco

Se você apresentar pintas ou manchas com uma destas características está na
hora de procurar um Dermatologista:

a) assimetria da lesão. Quanto maior a assimetria, maior é o alerta, ou seja, uma metade da pinta diferente da outra;

b) bordas irregulares das pintas;

c) cores das pintas não são mais as mesmas e tem mais que duas cores;

d) o diâmetro não pode ter mais de 6 mm;

e) se sua pinta coçar ou sangrar corra para o consultório.

O que é a Monitorização de Lesões Pigmentadas Cutâneas.

Nem todo o sinal escuro da pele apresenta algum risco de ser ou se tornar um câncer de pele. Na verdade, a grande maioria dos sinais apresenta um caráter benigno. Algumas vezes ocorrem, com o passar dos anos, mudanças no tamanho e no aspecto dos sinais. Geralmente estas alterações representam processos evolutivos naturais e são benignas. A Monitorização é essencial para perceber, a tempo, qualquer alteração maligna.

Veja mais: